1ª Edição. 1ª obra do autor. Invulgar. Com a cinta original, que raramente aparece. Com a folha da Corrigenda no anterrosto. Esta obra encontra-se dividida em 2 partes: 1.) "Análise e Definição de Poesia" e 2.) "Contribuição Para a Fundamentação da Estrutura do Sentido." A obra "coloca Areal numa situação privilegiada na história do Pensamento Estético Contemporâneo, dada a singularidade das suas propostas." (em "A Crítica de Artes Plásticas Como Campo e a Sua Prática em Portugal nos Anos 60," de Isabel Maria Figueira Marques Monteiro, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2016, página 224). António Areal foi um Artista Plástico e Escritor Português, sendo uma figura charneira na transição do Surrealismo Ortodoxo para o Gestualismo e, depois, para um novo tipo de Figuração em ligação crítica com a Arte Pop e o Nouveau Réalisme - com uma grave insuficiência cardíaca que viria a limitar a sua vida, nunca concluiu o Ensino Secundário nem fez qualquer especialização em Arte, sendo um Autodidacta, com interesses Literários e Filosóficos. Em 1954 fez a sua estreia em Exposições Colectivas e Individuais, em 1957 com apenas 23 anos, recebeu o "Prémio de Desenho" na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, após esta distinção em 1960 recebeu uma Bolsa de Estudo, e entre 1961 e 1962 viveu em São Paulo, no Brasil, sendo um dos representantes de Portugal na IX Bienal de São Paulo em 1967 - no início da década de 1970 a sua intervenção pública abrandou gradualmente devido a problemas familiares e ao agravamento do seu estado de saúde e em 1978 morre na sequência "de uma agressão realizada em circunstâncias nunca perfeitamente esclarecidas," barbaramente assassinado. Pai da artista plástica Sofia Areal e avô do artista plástico Martim Brion, era cunhado do pintor Carlos Calvet. Publicou três obras: a presente obra, "Textos de Crítica e Combate na Vanguarda das Artes Visuais" (1970) e "Confissão Tenebrosa" (1971), sendo esta uma das duas obras de cariz ensaístico do autor. Capas de brochura com marcas de exposição solar onde tem a cinta e com picos de acidez. A cinta encontra-se completa e em bom estado. Lombada com leves picos de acidez. Interior das capas de brochura com picos de acidez. Miolo e extremidades escurecidos, com alguns picos de acidez. A partir da página 5, todas as páginas por abrir.
Tema Letrograma: Literatura Portuguesa
Sub-tema Letrograma: Surrealismo - Diversos
Referência: I/L/435
Autor: Mário Cesariny de Vasconcelos (Mário Cesariny)
Título: A Intervenção Surrealista
Editora: Assírio e Alvim
Edição: 2ª
Colecção: Obras de Mário Cesariny - 12
Ano: 1997
Tiragem: n.d.
Páginas: 301, [1] pp.
n.d. - Não Disponível | N/A - Não...
TEMA: Literatura Portuguesa
SUB-TEMA: Surrealismo - Diversos
Referência: I/L/1135
Autor: António Santiago Gonçalves Areal e Silva (António Areal)
Título: Confissão Tenebrosa: Primeira Parte da Autobiografia Agora em Edição Ilustrada pelo Autor
Editora: Ogiva Galeria de Arte - Óbidos
Edição: 1ª
Colecção: N/A
Ano: 1971
Tiragem: 260
Páginas: VI, 40, [1]...
TEMA: Literatura Portuguesa
SUB-TEMA: Surrealismo - Diversos
Referência: I/L/1117
Autor: José Sobral de Almada Negreiros (Almada Negreiros)
Título: Obras Completas de Almada Negreiros: 1.º Volume - 6.º Volume
Editora: Editorial Estampa
Edição: 1ª nesta colecção
Colecção: Obras Completas de Almada Negreiros - 1-6
Ano: 1970 - 1972
Tiragem: n.d.
Páginas:...
TEMA: Literatura Portuguesa
SUB-TEMA: Surrealismo - Diversos
Referência: I/L/362
Autor: Mário Cesariny de Vasconcelos
Título: Primavera Autónoma das Estradas
Editora: Assírio e Alvim
Edição: 1ª
Colecção: Obras de Mário Cesariny - 1
Ano: 1980
Tiragem: 3.000
Páginas: 222 pp.
n.d. - Não Disponível | N/A - Não Aplicável