• Novo

«Dossier» Comunicação Social - João Paulo Guerra

I/L/1235

TEMA: Comunicação Social

SUB-TEMA: Liberdade de Imprensa

 

Referência: I/L/1235

Autor: João Paulo Guerra Baptista Coelho Vieira (João Paulo Guerra)

Título: «Dossier» Comunicação Social

Editora: Edições Avante - Lisboa

Edição: 1ª

Colecção: Dossier - 8

Ano: 1981

Tiragem: 3.000

Páginas: 151 pp.

 

n.d. - Não Disponível | N/A - Não Aplicável

7,50 €
Quantidade

Descrição

1ª Edição - esta obra nunca foi reeditada. Tiragem de 3.000 exemplares. Obra inserida na Colecção «Dossier» das Edições Avante. Com parte do talão de reposição original das Edições Avante no anterrosto.

A presente obra, "Reflectindo sobre o papel da Comunicação Social no Processo da Revolução Portuguesa, recordando períodos capitais da luta pela conquista e pela defesa da Liberdade de Informação em Portugal, fazendo frente a uma espessa cortina de falsificações e mentiras lançadas sobre acontecimentos e situações neste sector da vida Nacional, apresentando um conjunto de dados incontestáveis sobre o assalto Reaccionário à Comunicação Social e descrevendo o respectivo balanço de manipulações, ofensas ao Pluralismo e discriminações - este «Dossier» Comunicação Social surge como uma útil contribuição para um combate Democrático de grande actualidade: o combate por uma informação Democrática, Livre, Isenta e Responsável, parte integrante da luta pela defesa e consolidação do regime Democrático." (retirado da contra-capa).

A obra encontra-se dividida em 4 Capítulos, a saber: I.) "Introdução," II.) "A Conquista e Defesa da Liberdade de Informação nas Condições da Revolução Anti-Monopolista," III.) "A Ofensiva da Contra-Revolução nos Meios de Comunicação Social" e IV.) "Por Uma Informação Democrática, Responsável, Livre e Verdadeira."

João Paulo Guerra é um Jornalista Português, que começou a actividade profissional em 1962, com um longo percurso na Imprensa Escrita, Rádio e Televisão. Na Imprensa Escrita, foi Colaborador, Chefe de Redacção, Redactor, Correspondente e Editor entre 1968 e 2012 em diversos jornais: «Diário de Lisboa», «A Capital», «República», «A Memória do Elefante», «Musicalíssimo», «Notícias da Amadora», Semanário «AE - Actividades Económicas» (1974, impedido de sair pela Censura), «Redactor», «O Diário», «Newsletter SouthScan», «Público», «O Jornal», «O Inimigo», «O Jogo» e «Diário Económico». Na Rádio, fez o Estágio na Rádio Renascença em 1962, e depois trabalhou em diversas estações, entre 1963 e 2017, no «Rádio Clube Português», «Rádio Renascença», «Emissora Nacional», «Rádio Nacional de Angola», foi Co-Fundador da «Telefonia de Lisboa», «TSF - Rádio Jornal», «Central FM» e «Antena 1». Na Televisão, já fez alguns Guiões para Séries e Documentários na SIC.

É Provedor do "Ouvinte da Rádio e Televisão de Portugal" desde Fevereiro de 2017 e Monitor de Cursos de Formação Profissional de Rádio na «Cooperativa de Rádio e Animação Cultural» (CRAC), na «Cooperativa TSF» e no Centro de Formação da RDP. É autor de diversos livros Jornalísticos, em particular sobre a Guerra Colonial e a Descolonização Portuguesa.

Capas de brochura com vincos nos cantos, desgaste junto da lombada e das margens, com pequenas faltas de papel, e com leves picos de acidez e sujidade. Lombada com pequenas faltas de papel. Interior das capas de brochura com vincos nos cantos e com leves picos de acidez. Miolo e extremidades escurecidos, com ocasionais picos de acidez.

I/L/1235
2024-04-23

Siga-nos no Facebook