Textos de Crítica e Combate - António Areal

I/L/1104

TEMA: Arte Portuguesa

SUB-TEMA: Ensaio

 

Referência: I/L/1104

Autor: António Santiago Gonçalves Areal e Silva (António Areal)

Título: Textos de Crítica e Combate na Vanguarda das Artes Visuais

Editora: Edição de autor - Lisboa (Distribuidores: Quadrante)

Edição: 1ª

Colecção: N/A

Ano: 1970

Tiragem: n.d.

Páginas: 177, [3] pp.

 

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Descrição
1ª Edição - esta obra nunca foi reeditada. Invulgar. Com parte do talão de reposição da Livraria Obelisco, na Reboleira (Amadora). Nesta obra o autor compilou vários textos de carácter ensaístico, relacionados com o tema das Artes Visuais - são 34 Capítulos, com textos ordenados de forma cronológica, que incluem textos para Catálogos de Exposições e textos distribuídos em Exposições, um texto proposto a um jornal em São Paulo e que foi recusado, Comunicações e Declarações do autor (uma na apresentação do livro "Surrealismo/Abjeccionismo" em 1963), textos escritos para jornais e revistas, uma Entrevista ao Bruno da Ponte (Fundador e Editor da Editorial Minotauro) e dois textos inéditos, o "Manual da Acção Artística - Acção Social e Artes Plásticas" e "Autocrítica" (páginas 15-76) e uma Comunicação ao Rui Mário Gonçalves e ao António Dacosta a propósito de "Tópicos Bastante Confessionais da Exposição de Caixas Vazias de Objectos" (1969) - paginas 167-170. António Areal foi um Artista Plástico e Escritor Português, sendo uma figura charneira na transição do Surrealismo Ortodoxo para o Gestualismo e, depois, para um novo tipo de Figuração em ligação crítica com a Arte Pop e o Nouveau Réalisme - com uma grave insuficiência cardíaca que viria a limitar a sua vida, nunca concluiu o Ensino Secundário nem fez qualquer especialização em Arte, sendo um Autodidacta, com interesses Literários e Filosóficos. Em 1954 fez a sua estreia em Exposições Colectivas e Individuais, em 1957 com apenas 23 anos, recebeu o "Prémio de Desenho" na I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, após esta distinção em 1960 recebeu uma Bolsa de Estudo, e entre 1961 e 1962 viveu em São Paulo, no Brasil, sendo um dos representantes de Portugal na IX Bienal de São Paulo em 1967 - no início da década de 1970 a sua intervenção pública abrandou gradualmente devido a problemas familiares e ao agravamento do seu estado de saúde e em 1978 morre na sequência "de uma agressão realizada em circunstâncias nunca perfeitamente esclarecidas," barbaramente assassinado. Pai da artista plástica Sofia Areal e avô do artista plástico Martim Brion, era cunhado do pintor Carlos Calvet. Publicou três obras: "Estrutura do Sentido: Antecedida por Uma Análise e Definição da Poesia" (1958), a presente obra e "Confissão Tenebrosa" (1971), sendo esta uma das duas obras de cariz ensaístico do autor. Capas de brochura com vincos nos cantos, desgaste junto da lombada e das margens, com pequenas faltas de papel, com leves marcas de tinta preta na contra-capa, com alguns sinais de manuseamento e com leves picos de acidez e sujidade. Lombada com pequenas faltas de papel e com leves picos de acidez. Interior das capas de brochura e badanas com vincos nos cantos e com leves picos de acidez. Miolo e extremidades escurecidos, com ocasionais picos de acidez. Páginas 162-163 com uma mancha de sujidade, sem afectar o texto.
I/L/1104
2023-11-16
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