• Novo

Figuras que Abril Deu - Rui de Brito - Textos / Luís Guimarães - Desenhos

I/L/1222

TEMA: Política Portuguesa

SUB-TEMA: Caricaturas

 

Referência: I/L/1222

Autor: Rui de Brito - Textos / Luís António de Oliveira Monteiro Guimarães (Luís Guimarães) - Desenhos

Título: Figuras que Abril Deu

Editora: Liber - Editora e Publicidade Portugal Brasil, Lda. - Lisboa

Edição: 1ª

Colecção: N/A

Ano: 1977

Tiragem: 5.000

Páginas: 34 pp. (não numeradas)

 

n.d. - Não Disponível | N/A - Não Aplicável

10,00 €
Quantidade

Descrição

1ª Edição - esta obra nunca foi reeditada. Tiragem de 5.000 exemplares. Textos de Rui de Brito. Desenhos de Luís Guimarães. Com o preço antigo de 90$00 a lápis no anterrosto.

Esta obra é uma colectânea de Caricaturas de personagens da época do 25 de Abril de 1974 de Luís Guimarães, acompanhada de textos que o Rui Brito já publicara na Imprensa da época - as Caricaturas e os textos correm caminhos paralelos, pois os textos não foram feitos para acompanhar as Caricaturas e o inverso também é verdade.

O livro encontra-se dividido em 4 Partes, a saber: 1.) "A Revolução Fardada," 2.) "A Revolução Desfardada," 3.) "Condimentos Revolucionários" e 4.) "A Valsa do Poder."

Rui de Brito foi um Jornalista, Docente e Ex-Publicitário, que colaborou como Articulista, entre 1957 e 1998, nos jornais «República», «Diário de Lisboa», «O País», «A Capital» e «Correio da Manhã» - exerceu entre 1993 e 2001 a Docência no Ensino Superior, na área da Comunicação. Um Intelectual, conviveu com Poetas e Escritores da sua época, como Vasco de Lima Couto, Daniel Filipe, Miguel Torga, Urbano Tavares Rodrigues, Luís de Sttau Monteiro, José Carlos Ary dos Santos, Alexandre O'Neill, Carlos Eurico da Costa e João Aguiar, entre outros, e foi um Humanista e um Defensor intransigente da «Liberdade de Expressão» e da Democracia, antes e depois do 25 de Abril. Autor de Romances, Contos e livros de Crónicas, o seu livro "Banana Split" (2007) foi "considerado por alguns chocante e escabroso, representou uma importante ruptura com o «politicamente correcto» da tradição literária Portuguesa." (Publicações Europa-América).

Luís de Guimarães é um Cartoonista, Publicitário e Retratista Português que, tendo frequentado o 4.º Ano de Direito da Faculdade de Lisboa em simultâneo com o 1.º Ano da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL), optou por entrar na Sociedade de Belas Artes, tendo frequentado durante 4 anos o Curso de Desenho e Pintura do Mestre Roberto Araújo - após um período em que exerceu a actividade de Publicitário, dedicou-se em paralelo à Caricatura logo após o 25 de Abril de 1974, tendo colaborado no semanário «Expresso», no «Jornal Novo» e no «Século Hoje», dedicando-se exclusivamente à Pintura e ao Retrato desde então. O seu período mais conhecido é o da Caricatura Política e do «Desenho de Intervenção», de que este livro é exemplo.

Capas de brochura com vincos nos cantos, com pequenas faltas de papel, com pequenos vincos ao longo das capas, com desgaste junto da lombada e das margens, com pequenas faltas de papel, e com sinais de manuseamento. Lombada com vincos, pequenas quebras e com algumas faltas de papel. Interior das capas de brochura e badanas com vincos nos cantos e acidez generalizada. Miolo e extremidades escurecidos, com acidez generalizada.

I/L/1222
2024-04-23

Siga-nos no Facebook