Tutchinha - Ovídio Martins

I/L/1302

TEMA: Literatura Lusófona

SUB-TEMA: Cabo Verde - Contos

 

Referência: I/L/1302

Autor: Ovídio de Sousa Martins (Ovídio Martins)

Título: Tutchinha

Editora: Publicações Imbondeiro - Sá da Bandeira (Angola)

Edição: 1ª

Colecção: Imbondeiro - 30

Ano: 1962

Tiragem: n.d.

Páginas: 26, [2] pp.

 

n.d. - Não Disponível | N/A - Não Aplicável

10,00 €
Quantidade
Consulte-nos


Descrição

1ª Edição - a obra foi reeditada na Colecção «Dragoeiro» (entre 1979 e 1984?). Obra integrada na colecção «Imbondeiro», dirigida por Garibaldino de Andrade e Leonel Cosme. Capa de Fernando Marques. Linóleo de João Manuel Mangericão, em extra-texto.

Esta obra apresenta os contos "Tutchinha" e "Sono na Praia" e os poemas "Flagelados do Vento-Leste," dedicado a Manuel Lopes, e "Pergunta ao Mar."

Ovídio Martins foi um Poeta, Ficcionista e Jornalista Cabo Verdiano, que fez os Estudos Secundários em Cabo Verde e que frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que abandonou no 2.º Ano por doença - viveu em Lisboa até 1973, onde exerceu a profissão de Jornalista, mas a sua actividade política relativa à promoção da Independência levou a que fosse perseguido e preso pela P.I.D.E., forçado ao exílio em Roterdão, apenas tendo regressado a Cabo Verde depois da Revolução do 25 de Abril de 1974. Por ser surdo, teve dificuldade em arranjar emprego, tendo sido funcionário do Ministério da Educação e Cultura em Cabo Verde, após o seu regresso em 1975. Em 1958 estreou-se com poemas na revista «Vértice» em Portugal e «Claridade» em Cabo Verde, tendo sido Co-Fundador, com Aguinaldo Fonseca, Francisco Lopes, Gabriel Mariano e outros, do «Suplemento Cultural» (São Vicente, Cabo Verde) também em 1958 - ficou conhecido essencialmente como Poeta e autor de Mornas, mas colaborou também activamente em revistas e jornais de Literatura e Cultura em Portugal, Angola, Cabo Verde, Bélgica e Holanda. Encontra-se representado em diversa Antologias Literárias, em Portugal e no Estrangeiro, como a "Antologia de Poesia Negra de Expressão Portuguesa" (1958), organizada por Mário Pinto de Andrade, "Mákua: Antologia Poética" (Volume 2, 1963), "Resistência Africana" (1975) e "Contravento: Antologia Bilingue da Poesia Caboverdiana" (1982).

Capas de brochura com vincos nos cantos, com sinais de manuseamento e com leves picos de acidez e sujidade. Lombada levemente escurecida, com ferrugem junto dos agrafos e com uma pequena falta de papel em cima. Interior das capas de brochura com vincos nos cantos e com leves picos de acidez. Miolo geralmente limpo, mas extremidades com leves picos de acidez. Páginas com pequenos vincos em baixo, no canto.

I/L/1302
2024-07-15

Siga-nos no Facebook